Museu de louvre
O Castelo do Louvre foi fundado pelo rei Felipe II em 1190. como uma fortalezar para defender Paris a oeste contra ataques dos vikings.No século XIV, o rei Carlos V mandou construir um novo muro, desta vez a fortalezar ficou dentro da cidade perdendo assim a sua função de desefa. Restos da muralha e o arco do triunfo pode ser vistas hoje,pois foram preservadas. Mas Francisco e Henrinque II rasgaram-no para baixo para construir um palácio real.
Mais tarde reis como Luís XIII e Luís XIV também dariam contibuições para afeição do atual Pálacio do Louvre, com a ampliação do Cour Carré e a criação da colunata de Perrautt.
As transformações nunca cessaram na sua história, e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se tornar um colossal complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura. Dentre as mais recentes e significativas mudanças, desde o lançamento do projeto "Grand Louvre" pelo presidente François Mitterrand, estão a transferência para outros locais de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte, abrindo grandes espaços novos para exposição, e a construção da controversa pirâmide de vidro desenhada pelo arquiteto chinês I. M. Pei no centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal.
O Palácio do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do complexo de edifícios em museu iniciou em 1692, quando Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides. No mesmo ano, o palácio, então desabitado, tendo a corte se transferido para Versalhes, recebeu a Academia Francesa, e logo a Academia de Belas Letras e a Academia Real de Pintura e Escultura também ali se instalaram.
Assim, foi o museu inaugurado como Museu Central das Artes em 10 de agosto de 1793, com um acervo formado principalmente por pinturas confiscadas à família real e aos aristocratas que haviam fugido da Revolução Francesa,