Museu do Louvre
O Museu do Louvre, o museu nacional de arte francesa, é um dos museus mais importantes do mundo.
A criação do museu do Louvre queria dizer, na história dos museus, a passagem do privado para coleções públicas para o gozo de toda a sociedade.
Com uma das maiores e mais representativas coleções, é sem dúvida o museu de arte mais visitado do mundo.
O Museu do Louvre tem uma história de várias mudanças, em que no início era um forte e depois foi demolido para que fosse transformado em um palácio. Ocorreram várias reformas desde o inicio de sua construção até os dias de hoje, sendo que a que mais chamou a atenção foi o projeto “Gand Louvre”, elaborada pelo arquiteto I. M. Pei.
Museu do Louvre
O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
- História
O Palácio do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do complexo de edifícios em museu iniciou em 1692, quando Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides. No mesmo ano, o palácio, então desabitado, tendo a corte se transferido para Versalhes, recebeu a Academia