Museu do Louvre
O Museu do Louvre, o museu nacional de arte francesa, é um dos museus mais importantes do mundo.
A criação do museu do Louvre queria dizer, na história dos museus, a passagem do privado para coleções públicas para o gozo de toda a sociedade.
Com uma das maiores e mais representativas coleções, é sem dúvida o museu de arte mais visitado do mundo.
O Museu do Louvre tem uma história de várias mudanças, em que no início era um forte e depois foi demolido para que fosse transformado em um palácio. Ocorreram várias reformas desde o inicio de sua construção até os dias de hoje, sendo que a que mais chamou a atenção foi o projeto “Gand Louvre”, elaborada pelo arquiteto I. M. Pei.
MUSEU DO LOUVRE
O “Castelo do Louvre” foi fundado pelo rei Filipe II em 1190, como uma fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. No século XIV, o rei Carlos V mandou construir um novo muro. Desta vez, a fortaleza ficou dentro da cidade, perdendo assim, a sua função de defesa. Restos da muralha e o Arco do triunfo podem ser vistas ainda hoje, pois foram preservadas.
Já no século XVI, sob o reinado de Francisco I, sob influências do renascimento, onde havia grande exaltação do poder monárquico, iniciou a grande reforma do Louvre, demolindo a antiga fortaleza e construindo o palácio, que se tornou residência real.
Entre 1564 a 1572, por ordem da rainha Catarina de Médici, ocorreu a construção do palácio das Tuileries e a residência real foi transferida para lá.
Mais tarde, com os reis Luís XIII e Luís XIV, iniciou-se o grande projeto de reunião dos dois palácios. Nessa fase, grandes escultores, pintores, artesão foram contratados para a decoração dos palácios.
No entanto, o rei Luís XIV abandona o projeto e inicia a construção do palácio de Versailles, que se tornará residência real até a Revolução Francesa.
E assim, ela trouxe o rei Luis XVI e sua família de volta para Tuileries. E logo foi instalado nele a instância dos dirigentes da