Calor de neutralização
O objetivo da primeira etapa do experimento é verificar a quantidade de calor desprendido quando se neutraliza um ácido forte (ácido sulfúrico) com uma base forte (hidróxido de sódio). Na segunda etapa do experimento, o objetivo é verificar a quantidade de calor desprendido quando se dilui um determinado volume de um ácido forte em um volume de água.
2. INTRODUÇÃO
O calor de diluição de uma solução é o calor extraído das vizinhanças quando se adiciona mais solvente a uma solução. O calor de uma solução depende da concentração original da solução e da quantidade de solvente adicionada.
O calor de neutralização é a quantidade de calor liberada na neutralização de um equivalente-grama de um ácido por um equivalente-grama de uma base, quando em soluções suficientemente diluídas. O calor é desprendido em certa quantidade de calorias, numa dada temperatura chamada de entalpia de neutralização. Essa entalpia tem um valor constante e independe da natureza do ácido ou da base em questão, envolvendo unicamente íons H+ e OH-.
O fato de a água ser apenas fracamente dissociada em H+ e OH- indica que os dois íons tem grande afinidade um pelo outro em solução aquosa. Assim sendo não é de se surpreender que, quando H+ e OH- de fontes diferentes são colocadas em contato, eles se combinam completamente para formar moléculas de água. Nesta reação, que é conhecida como neutralização, o H+ neutraliza o OH- formando H2O , o processo é típico de ácidos e bases.
No processo de neutralização forma-se uma terceira classe de substâncias conhecidas como sais. Eles consistem do íon positivo de uma base e do íon negativo de um ácido e podem ser definidos como sendo os produtos de neutralização de uma reação ácido-base.
Quando se utiliza dissoluções de concentrações moderadas, obtém-se um valor mais alto para o calor de neutralização. Este resultado das forças iônicas e outros efeitos são os que interferem na neutralização do processo.
Para interpretar a grandeza do