Calor de Neutralização
Medição do Calor da reação de neutralização de H2SO4 1,00 mol/L e NaOH 1,00 mol/L.
⦁ Objetivo:
Determinar e dimensionar a variação de entalpia nas reações de acordo com a variação de temperatura.
⦁ Introdução:
Calor e Entalpia
A primeira lei da termodinâmica mostra que a quantidade de calor que é absorvida ou liberada pelo sistema, durante uma variação, depende de como essa variação ocorre. Especificamente, depende de quanto trabalho é exercido durante o processo.
Sob esta restrição, se o sistema é impedido de se expandir (ou de se contrair), isto é, se é mantido em volume constante, não pode fazer trabalho, nem pode ser feito trabalho sobre ele durante qualquer transformação.
Em geral, os processos a volume constante não são tão importantes para nós como os processos onde o trabalho de expansão ou compressão podem ser realizados. No laboratório, a maioria dos processos são conduzidos à pressão constante, ou quase constante, e não a volume constante. A quantidade de calor, q, absorvido durante o processo tem um valor fixo. Da primeira lei vemos que: q = U - w
O que quer dizer que o calor absorvido durante o processo é igual ao aumento na energia do sistema menos qualquer trabalho realizado sobre o sistema. O calor absorvido sob condições de pressão constante é representado de um modo especial. É chamado de entalpia, H, do sistema: q = H (à pressão constante)
A Entalpia é a quantidade de energia contida em uma determinada substância que sofre reação. Ela calcula o calor de um sistema. Mais usado na termodinâmica, baseada em propriedades como pressão e temperatura, esta tenta demonstrar o total de energia interna que um sistema contém. Sua variação está na diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, sendo assim, o calor de uma reação corresponde ao calor liberado ou absorvido em uma reação. No Sistema Internacional de Unidades, sua unidade de medida é o J/mol ou Joule por mol. Esta norma física foi definida por Josiah