CALOR DE DISSOLUÇÃO E CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Aluno
CALOR DE DISSOLUÇÃO E CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
2013
Aluno
CALOR DE DISSOLUÇÃO E CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Trabalho de Conclusão do Experimento de calor de dissolução e calor de neutralização,como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Química Geral e Experimental I.
Professor: FabielliCastelan.
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A entalpia de neutralização é o calor produzido quando um ácido e uma base reagem, em solução aquosa, para produzir um mol de água. Pode ser calculado utilizando uma titulação termométrica onde o aumento da temperatura verificado, à medida que se adiciona a base ao ácido atinge o valor máximo quando ácido e a base estão nas mesmas proporções estequiométricas o que permite detectar o ponto de equivalência.
O resultado de qualquer reação de neutralização entre um ácido forte e uma base forte em água é a formação de água a partir de íons hidrônio e íons hidróxido.
Quando uma solução diluída de HCl, HBr, HI, HNO3 ou HClO4 é neutralizada por uma solução diluída de NaOH, KOH, RbOH, Ba(OH)2 ou La(OH)3, o calor de neutralização molar, ΔH neutralização, é sempre o mesmo: -55,9 KJ por mol de água formada. Isto sugere que, quando ácidos fortes são neutralizados por bases fortes, ambos em meio aquoso, os cátions e os ânions provenientes da base e do ácido, respectivamente, não se unem para formar o sal, mas permanecem dissociados na água. Portanto, a variação de entalpia observada na neutralização de um ácido forte monoprótico e uma monobase, o que resulta em um mol de água, é apenas a entalpia padrão molar da formação da água.
Quando se misturam ácidos com bases, por exemplo, uma solução aquosa de HCl com uma solução aquosa de NaOH, ocorre uma reação de neutralização. Na primeira solução existem as espécies H3O+ e Cl-, resultante da ionização completa do ácido clorídrico [ácido forte] em água:
HCl