TERMOQUÍMICA – ENTALPIA DAS REAÇÕES
Departamento de Ciências Exatas
Disciplina: Físico-Química I Jamile Marques.
TERMOQUÍMICA – ENTALPIA DAS REAÇÕES
Feira de Santana - BA
Maio 2013
ÍNDICE
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
MATERIAIS E REAGENTES
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONCLUSÃO
QUESTIONÁRIO
BIBLIOGRAFIA
Introdução A termoquímica é uma parte da termodinâmica que estuda as trocas de calor desenvolvidas durante uma reação química entre o sistema e o meio ambiente, além do possível aproveitamento desse calor na realização de trabalho.
O conceito científico de calor relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor é o processo de transferência de energia de um sistema, a uma temperatura mais alta, para outro, a uma temperatura mais baixa. Quanto maior a diferença de calor entre os dois sistemas, maior a quantidade de calor transferida.
Primeiro princípio da Termodinâmica
A variação de energia interna (ΔU) de um sistema é igual à diferença entre o calor (Q) trocado com o meio ambiente e o trabalho (W) realizado pelo (ou sobre) o sistema.
ΔU = Q – W
Segundo Princípio da Termodinâmica
O consumo de determinada quantidade de trabalho (W), de qualquer origem, produz sempre a mesma quantidade de calor (Q) e vice-versa. Contudo é impossível extrair calor de um reservatório quente e convertê-lo em trabalho sem que, durante a operação, uma parte desse calor seja transferida a outro reservatório frio. Nas reações químicas e nas transformações físicas, a quantidade de calor liberada ou absorvida é conhecida como calor de reação. Os calores de reação representam a variação de entalpia (∆H) do sistema, quando os processos ocorrem à pressão constante.
A entalpia (H) de um sistema está relacionada à sua energia interna e, na prática, não pode ser determinada. Entretanto consegue-se medir a variação de entalpia (∆H) de um processo através de aparelhos