Metais Alcalinos
ENGENHARIA QUÍMICA
estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos
relatório
PONTA GROSSA
2013
1.0 INTRODUÇÃO
O primeiro grupo (1A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os Metais Alcalinos. Essa família é composta pelos seguintes metais Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb) , Césio (Cs) , Frâncio (Fr).
Os elementos do grupo 1 ilustram, de modo mais claro que qualquer outro grupo de elementos, os efeitos do tamanho crescente dos átomos ou íons sobre as propriedades físicas e químicas. Eles formam um grupo bastante homogêneo, e provavelmente apresentam a química menos complicada de qualquer grupo da tabela periódica. As propriedades físicas e químicas desses elementos estão claramente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos os elementos desse grupo são metais, excelentes condutores de eletricidade, e são tipicamente moles e altamente reativos. Possuem na camada eletrônica externa um elétron fracamente ligado ao átomo, e formam tipicamente compostos univalentes, iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxossais são muito estáveis.
Os metais alcalinos podem ser obtidos por eletrólise de um sal fundido, frequentemente com a adição de uma impureza para abaixar o ponto de fusão.
Os metais alcalinos apresentam configuração eletrônica terminada em ns1. O único elétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, e protegido pela camada interna preenchida. Por isso esse elétron pode ser removido com facilidade. Em contraste, os elétrons internos estão próximos ao núcleo, mais firmemente ligados, sendo muito difícil removê-los. Por causa das semelhanças nas configurações eletrônicas desses elementos, esperam-se muitas semelhanças no seu comportamento químico.
Os átomos do grupo 1 são os maiores nos seus períodos na tabela