Metais Alcalinos
QUIMICA 1.10
ARIANE MELO DA SILVA
METAIS ALCALINOS:
Os metais alcalinos são um grupo de elementos químicos da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos. As principais características dos Metais Alcalinos são: baixa densidade, moles, muito reativos e eletropositivos.
SÓDIO (NA):
Inicialmente conhecido apenas sob as formas de cloreto e carbonato de sódio, este elemento metálico é isolado e descoberto pela primeira vez em 1807, por Humphry Davy, em meio a seus estudos sobre eletrólise (a passagem da corrente elétrica) e seu comportamento em meio a soluções alcalinas, em especial a soda cáustica (NaOH , conhecida cientificamente pelo nome de hidróxido de sódio). Reconhecido como o sexto elemento em abundância na natureza, o sódio constitui 2,6% da composição da crosta terrestre, sendo também o mais abundante dos elementos do grupo de metais alcalinos. Possui ainda a propriedade de conduzir facilmente o calor e a eletricidade, proporcionando assim uma terceira característica, a de exibir o efeito fotoelétrico, ou a capacidade de emitir elétrons quando em exposição à luz. É relativamente abundante nas estrelas, detectando-se sua presença através da linha D do espectro solar, situada aproximadamente no amarelo.
O sódio oxida-se rapidamente em contato com o ar, e reage vigorosamente com a Água. Quando em contato com a pele é muito corrosivo. No teste de chama os sais de sódio ardem com uma cor amarela.
Também devido à sua elevada reatividade, este metal não é encontrado livre na natureza, apesar de ser muito abundante, aparecendo em alguns minerais, estando presente no