CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Karoline de Souza Martins - Engenharia de Produção ( 8506586)
Luciano Kenzo Rigo - Engenharia de Produção (8506502)
Química Geral Experimental II – Professora Drª. Lívia Melo Carneiro
1. ASSUNTO
Calor de neutralização.
2. OBJETIVO
A partir da variação de temperatura, determinar e quantificar as variações de entalpia das reações.
3. INTRODUÇÃO Calor é uma forma de energia em trânsito, sendo que essa energia é transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Por isso, a calorimetria é a ciência que estuda a quantificação e a troca de energia entre os corpos, quando estas ocorrem na forma de calor. Em um sistema isolado, o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido. Figura 1 – o calor, como forma de energia em trânsito, flui do corpo de maior para aquele de menor temperatura.
Cabe mencionar que não se pode medir diretamente o calor, entretanto, sabe-se que quando um corpo recebe calor sua temperatura aumenta. Sob certas condições, medindo a variação de temperatura (ΔT) podemos medir indiretamente a quantidade de calor (Q) envolvida numa transformação. Define-se capacidade térmica (C) de um corpo justamente como sendo a relação entre Q e ΔT.
C = Q/ ΔT Relacionando essa expressão com a grandeza massa, chega-se ao conceito de Calor Específico:
Q = m.c. ΔT Cada substância possui o seu calor específico. Dentre elas, podemos destacar a água que possui calor específico de 1 cal/g.°C. A tabela periódica moderna contém o calor específico da maioria dos elementos químicos.
A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que frequentemente se manifestam na forma de variações de calor. A termoquímica ocupa-se do estudo quantitativo das variações térmicas que