Calor de Neutralização
Licenciatura em Química
2014/1
Química B
TUTOR: Pedro Paulo
Pratica II
Calor de Neutralização
Rosa Maria Santini Prado
13111070033
I – Introdução Calor é uma forma de energia em trânsito, sendo que essa energia é transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Calorimetria é a ciência que estuda a quantificação e a troca de energia entre os corpos, quando estas ocorrem na forma de calor.
Em um sistema isolado, o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido. Cabe mencionar que não se pode medir diretamente o calor, entretanto, sabe-se que quando um corpo recebe calor sua temperatura aumenta. Sob certas condições, medindo a variação de temperatura (ΔT) podemos medir indiretamente a quantidade de calor (Q) envolvida numa transformação.( Q = mc ΔT) onde:
Q→ é a quantidade de calor absorvida ou desprendida por um corpo; m →é a massa do corpo; c → é o calor específico do corpo;
∆T →é a variação de temperatura que o corpo sofreu.
A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que frequentemente se manifestam na forma de variações de calor. A termoquímica ocupa-se do estudo quantitativo das variações térmicas que acompanham as reações químicas. Essas reações são de dois tipos:
Reações exotérmicas: liberam calor para o meio ambiente.
Reações endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente.
O calor por ser uma forma de energia, segundo a Lei da Conservação da Energia, não pode ser criado e nem destruído, pode apenas ser transformado de uma forma para outra. Em vista disso, somos levados a concluir que: a energia liberada por uma reação química não foi criada, ela já existia antes, armazenada nos reagentes, sob uma outra forma; a energia absorvida por uma reação química não se perdeu, ela permanece no sistema, armazenada nos produtos, sob uma outra