plano de aula
Milene Olimpia Nigra
RA: 1324042
Polo Leme/SP 2014
Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
◦
◦
◦
◦
Dar possibilidade de alfabetização;
Diferenciar letras, umas das outras;
Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
Habilidades grafo-motoras;
Metodologia e estratégias de ações pedagógicas o o o o
Preparar oralmente a escrita, entregar cartões com seus nomes, e pedir para que elas pintem as letras, para reconhecer seus nomes.
Pedir a leitura e interpretação de nomes escritos.
Criar situações que o aluno tenha que copiar o nome que lhe foi entregue e a identificar seu nome e dos colegas em cadernos, papeis e cartões.
Pedir para que escrevam seu nome com e sem modelo
Avaliação
Ao final das atividades, a criança deve: o Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. o Identificar a escrita do próprio nome. o Escrever com e sem modelo o próprio nome.
Ampliar o repertório de conhecimento de letras. o Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma. o Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio.
Considerações finais
A partir do nome a criança fortalece uma identidade, ela parte para um auto-conhecimento, aprende que todos temos nomes, e que vivemos em sociedade, sente que ter um nome a torna importante.
Referências Bibliográficas
Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.
Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática.
1990. Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp
1990. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Editora
Unicamp.