Calor de Dissolução
1 – Alunos de graduação em Farmácia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas
2 – Professora da disciplina Princípios Físicos e Químicos Aplicados à Farmácia
RESUMO
Foram realizadas experiências para medir a variação da temperatura da dissolução do Hidróxido de Sódio sólido em água. Essas experiências resultaram em uma análise sobre a reação exotérmica observada.
1. INTRODUÇÃO
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A liberação ou absorção de luz, de calor ou de eletricidade são manifestações dessa energia que podem provocar até mudanças de estado físico nos componentes das reações.
O conceito científico de calor relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor é o processo de transferência de energia de um sistema, a uma temperatura mais alta, para outro, a uma temperatura mais baixa.
É comum expressar quantidade de calor em calorias (cal), mas ela também pode ser expressa em joule, lembrando que 1 cal = 4,184 J.
São dois os processos em que há troca de energia na forma de calor:
Processo exotérmico: em que o sistema libera calor e o ambiente é aquecido.
Processo endotérmico: no qual o sistema absorve calor e o ambiente se resfria.
As mudanças em que as moléculas ficam mais separadas, como a fusão ou a vaporização, precisam de energia para superar essas forças e são, portanto endotérmicas. Já as mudanças que aumentam o contato entre as moléculas, como a condensação ou a solidificação, são exotérmicas porque a energia é liberada quando as moléculas se aproximam umas das outras e ficam incapacitadas de interagir mais entre si.
Nas reações químicas e nas transformações físicas, a quantidade de calor liberada ou absorvida é conhecida como calor de reação. Os calores de reação representam a variação de entalpia (∆H) do sistema.
O calor de dissolução representa a variação de entalpia que resulta da formação de uma solução de concentração especificada,