Determinação do calor de dissolução
Determinação do calor de dissolução
Determinação do calor de dissolução
1 – Objetivo
Demonstrar fisicamente a variação de temperatura de uma solução após sua reação, analisando o foco físico-químico desta transformação. Calcular o calor de neutralização da reação ácido-base apresentada.
2 – INTRODUÇÃO
A entalpia de neutralização é o calor produzido quando um ácido e uma base reagem, em solução aquosa, para produzir um mol de água. Pode ser calculado utilizando uma titulação termométrica onde o aumento da temperatura verificado, à medida que se adiciona a base ao ácido atinge o valor máximo quando ácido e a base estão nas mesmas proporções estequiométricas o que permite detectar o ponto de equivalência.
Quando se misturam ácidos com bases, por exemplo, uma solução aquosa de HCl com uma solução aquosa de NaOH, ocorre uma reação de neutralização. Na primeira solução existem as espécies H3O+ e Cl-, resultante da ionização completa do ácido clorídrico [ácido forte] em água:
HCl (aq) + H2O (l) è H3O+ (aq) + Cl- (aq)
Na segunda, encontram-se as espécies Na+ e OH-, resultantes da dissociação completa do hidróxido de sódio [base forte]:
NaOH (s) è Na+ (aq) + OH- (aq)
A mistura de HCl (aq) com NaOH (aq), resulta numa reação de neutralização:
H3O+ + OH- (aq) è 2H2O (l)
Sendo a equação geral da reação:
HCl (aq) + NaOH (aq) èNaCl (aq) + H2O (l)
Visto que da reação entre um ácido e uma base tem como produto um sal e água.
Esta reação química ocorre a pressão constante, pelo que se torna mais fácil medir a respectiva variação de entalpia. Neste caso ∆Hºn(298K) =-57,1 Kjmol-(reação exotérmica).
Pode também usar-se uma titulação termométrica para medir a entalpia de neutralização, isto é, a energia libertada numa reação de neutralização. Para isso há que determinar o calor Q, libertado durante a titulação, através da