TERMOQUÍMICA – CALOR DE DISSOLUÇÃO E CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Curso: ENG. CIVIL
Campus:
Semestre-Letivo/Ano: 2014.1
Período: II
Professor: BÁRBARA
ALUNO/GRUPO:
CRISTINA PEREIRA CORREIA LAMOUNIER
AILLA
PRÁTICA No8
TÍTULO DA PRÁTICA: TERMOQUÍMICA – CALOR DE DISSOLUÇÃO E CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
OBJETIVO(S):
REAGENTES:
NaOH
HCl
Água destilada
EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS:
Proveta
Erlenmeyer
Becker
Termômetro de vidro
Pisset
Balança
Tela de amianto
INTRODUÇÃO:
FUNDAMENTOS:
Termoquímica
É o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Calor O conceito científico de calor relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor é o processo de transferência de energia de um sistema, a uma temperatura mais alta, para outro, a uma temperatura mais baixa. Quanto maior a diferença de calor entre os dois sistemas, maior a quantidade de calor transferida. Quando aquecido, a quantidade de calor que um corpo pode receber depende da diferença de temperatura entre o corpo e a fonte de calor, do calor específico do material de que é feito o corpo e de sua massa.
Q = m . c . ∆T É usual expressar quantidade de calor em calorias (cal). Caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. Pode-se expressar quantidade de calor também em joule, lembrando que 1 cal = 4,184 J.
Processo Endotérmico e Exotérmico A formação e a ruptura de ligações envolvem a interação da energia com a matéria. Assim como na