relatorio-determinação do calor de dissolução
ANDRIELE PEDROSO BONFANTE
FLAVIA PASINI
IZABELA BEZ FONTANA
MAIANA DELLA GIUSTINA
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE DISSOLUÇÃO
CRICIÚMA, (2014)
ANDRIELE PEDROSO BONFANTE
FLAVIA PASINI
IZABELA BEZ FONTANA
MAIANA DELLA GIUSTINA
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE DISSOLUÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental II do Curso de Engenharia Química ministrada pelo professor Erlon Mendes
CRICIÚMA, (2014)
1. INTRODUÇÃO
O calor de dissoluçãorepresenta a variação de entalpia que resulta da formação de uma solução de concentração especificada. Esta variação de entalpia é verificada através da liberação ou absorção de calor, sendo chamada exotérmica quando há liberação de calor e endotérmica quando ocorre absorção de calor. Para a determinação deste calor de dissolução convém utilizar um sistema adiabático, neste caso o calorímetro. Onde neste adicionam-se um soluto e um solvente (comumente a água) para que assim após a dissolução completa possa ser verificado através da elevação ou queda de temperatura com relação à temperatura ambiente a quantidade de calor envolvida na solução.
No experimento apresentado utilizou-se dois diferentes solutos, sendo o hidróxido de sódio (NaOH) e a ureia (NH2CONH2) e como solvente utilizou-se água deionizada. Com base nas medidas efetuadas realizaram-se os cálculos para determinação do calor de dissolução.
2. OBJETIVOS
Determinar o calor de dissolução do hidróxido de sódio (NaOH) e da ureia (NH2CONH2) em água.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Soluto e Solvente
De acordo com Rozenberg (2002,p.361) “os termos soluto e solvente ou dissolventesão usualmente utilizados para designar os componentes de uma solução”. Ainda que para poder distinguir os componentes de uma solução faz-se necessário definir o que é um soluto ou solvente já que ambos possuem um significado convencional.
Quando esta resulta da dissolução de uma substância sólida num líquido,