Cartilha Direitos Mulher
DIREITOS DA MULHER
@ACNUR
PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E AO HIV | AIDS
@ACNUR
“Esta publicação conjunta é uma iniciativa da ACNUR em parceria com a OPAS/OMS, o UNAIDS, o UNFPA e o UNIFEM-ONU Mulheres no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para os estados do Amazonas
(AMAZONAIDS) e da Bahia (LAÇOS SOCIAIDS)”
2
APRESENTAÇÃO
E
ste guia informa as mulheres sobre as diversas situações de violência de que podem ser vítimas e como se prevenir e buscar ajuda. Também explica os direitos sexuais e reprodutivos e as formas de prevenção ao HIV/AIDS e a outras doenças sexualmente transmissíveis. A violência contra a mulher atinge mulheres dentro e fora da família e não é praticada somente por meio de agressão física, como tapas, socos, pontapés, chutes etc. Existe também a violência psicológica, moral, patrimonial e sexual.
A violência sexual pode ocasionar gravidez indesejada e abortos espontâneos, aumentando o risco de infecção por doenças sexualmente transmissíveis e pelo HIV.
É importante saber que a violência pode ocorrer no espaço público e no espaço doméstico. Este guia tem por objetivo servir de auxílio para todas as mulheres vítimas de violência e para todas as pessoas que queiram atuar no enfrentamento à violência contra a mulher.
3
@OPAS/OMS
a cada 15 segundos, uma mulher é agredida no brasil
4
POR QUE ESSE GUIA?
Porque...
• a cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil.
• o Brasil é um dos países que mais sofre com a violência doméstica: 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas a esse tipo de violência.
• pelo menos uma em cada três mulheres ao redor do
• a violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos de idade e mata mais do que câncer e acidentes de trânsito.
• cerca de 70% das vítimas de assassinato do sexo feminino foram mortas por seus maridos ou companheiros.
• a violência contra a mulher atinge indistintamente mulheres de todas as classes sociais, raças e etnias,
religiões