As barreiras s o um conjunto de fatores que impedem ou dificultam a recep o
Quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, são um conjunto de fatores que impedem ou dificultam a recepção da mensagem, que pode se apresentar das seguintes maneiras:
1. Atitude de pouco interesse pelo que o outro tem a dizer: Isso leva o emissor a abreviar o assunto ou mesmo omitir a mensagem.
2. Falta de incentivo para o outro expressar suas ideias e opiniões: Também neste caso, as pessoas não se sentem à vontade para se expressar.
3. Preocupação: O receptor fica tão envolvido com determinada preocupação que a mensagem (ou parte dela) não chega até ele.
2. Elaine
4. Experiências anteriores: As experiências anteriores de cada pessoa podem predispor a uma filtragem ou a uma distorção da mensagem.
5. Estereótipos e preconceitos: Muitas vezes, a aparência física de uma pessoa, sua inclusão em determinado grupo étnico ou social, sua profissão, seu modo de vestir, de falar, ou mesmo o assunto que ela tem a tratar, pode fazer com que o receptor levante barreiras à comunicação.
6. Distração: Reprimir a mensagem que contenha elementos que não lhe interessa, o receptor pode perder parte da mensagem ou toda ela se não conseguir se concentrar no que o ouro tem a dizer.
7. Comportamento defensivo: Se o receptor passar a encarar cada questão levantada como uma acusação ou crítica pessoal a ele, suas respostas poderão tomar forma de autodefesa, justificativa, agressividade, a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.
3. Verônica
8. Juízo precipitado: Filtrar os conteúdos (preconceitos, estereótipos...), Tirar conclusões precoces por achar que já sabe de antemão o que o outro tem a dizer é um vício que impede o diálogo.
9. Competição de mensagens: Quando o receptor quer passar logo a sua própria mensagem, não consegue ouvir a do outro.
10. Atribuição de propósitos: Por que será que ele fez isso? Que será que está realmente procurando?