Relatorio06

1054 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

ARTHUR DEMARCO NETO
FERNANDA KRAUSE
HENRIQUE GIANOTI TONELLI
JULIANA DA COSTA MATTOS SILVA
LETÍCIA GONÇALVES

PRÁTICA 06 – ENTALPIA DE FORMAÇÃO DO NH4Cl(s)

Relatório da disciplina CQ 050, Físico-química Experimental I, referente ao dia 08 de maio de 2015, turma EQC, bancada 01, orientado pela Profª Regina Maria Queiroz de Mello.

CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO

A entalpia padrão de formação ou calor padrão de reação, consiste na quantidade de calor liberado ou absorvido para a formação de 1mol de um determinado composto a partir de seus elementos, avaliado em temperaturas e pressão pré-determinadas.¹
Não é possível determinar a entalpia exata das substâncias, porém é possível determinar a variação de entalpia em reações por meio de um calorímetro. Lembrando-se que, por convenção, adotamos a entalpia de formação de elementos como sendo nula. Para calcularmos a entalpia de formação de uma determinada substância, basta que calculemos a entalpia de reação para a formação da substância a partir dos elementos que a compõem.²
A fórmula que calcula essa variação de entalpia é:
ΔH = HProdutos – HReagentes
Porém, algumas substâncias não são formadas a partir de uma única reação partindo de reagentes elementares, como é o caso do experimento realizado para a formação do NH4Cl. Nesses casos, precisamos conhecer a entalpia de formação dos reagentes, uma vez que esses são provenientes de reações partindo de reagentes elementares, nesse sentido, tabelas de valores de entalpias de formação são utilizadas.² Exemplo de tabela de entalpia de formação para alguns compostos:

Fonte: Globo – Educação³

OBJETIVO

O objetivo do experimento é determinar a entalpia de formação do cloreto de amônio (NH4Cl) através da determinação da constante calorimétrica do calorímetro, e do calor envolvido tanto na dissolução do NH4Cl(s) quanto na reação entre NH4OH e HCl.

Relacionados

  • Relatorio06 Final
    2486 palavras | 10 páginas
  • Teorema da superposição
    1027 palavras | 5 páginas