Relatorio06
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ARTHUR DEMARCO NETO
FERNANDA KRAUSE
HENRIQUE GIANOTI TONELLI
JULIANA DA COSTA MATTOS SILVA
LETÍCIA GONÇALVES
PRÁTICA 06 – ENTALPIA DE FORMAÇÃO DO NH4Cl(s)
Relatório da disciplina CQ 050, Físico-química Experimental I, referente ao dia 08 de maio de 2015, turma EQC, bancada 01, orientado pela Profª Regina Maria Queiroz de Mello.
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
A entalpia padrão de formação ou calor padrão de reação, consiste na quantidade de calor liberado ou absorvido para a formação de 1mol de um determinado composto a partir de seus elementos, avaliado em temperaturas e pressão pré-determinadas.¹
Não é possível determinar a entalpia exata das substâncias, porém é possível determinar a variação de entalpia em reações por meio de um calorímetro. Lembrando-se que, por convenção, adotamos a entalpia de formação de elementos como sendo nula. Para calcularmos a entalpia de formação de uma determinada substância, basta que calculemos a entalpia de reação para a formação da substância a partir dos elementos que a compõem.²
A fórmula que calcula essa variação de entalpia é:
ΔH = HProdutos – HReagentes
Porém, algumas substâncias não são formadas a partir de uma única reação partindo de reagentes elementares, como é o caso do experimento realizado para a formação do NH4Cl. Nesses casos, precisamos conhecer a entalpia de formação dos reagentes, uma vez que esses são provenientes de reações partindo de reagentes elementares, nesse sentido, tabelas de valores de entalpias de formação são utilizadas.² Exemplo de tabela de entalpia de formação para alguns compostos:
Fonte: Globo – Educação³
OBJETIVO
O objetivo do experimento é determinar a entalpia de formação do cloreto de amônio (NH4Cl) através da determinação da constante calorimétrica do calorímetro, e do calor envolvido tanto na dissolução do NH4Cl(s) quanto na reação entre NH4OH e HCl.