APS Aeroporto De Araraquara
Rodolfo Ribeiro Remédio RA: B36438-2
Visita Técnica ao aeroporto de Araraquara.
Ribeirão Preto
2015
Apresentação
Atendendo a solicitação do Professor Mateus Araújo, da disciplina de Estradas e Aeroportos, apresento em seguida, relatório das atividades praticas supervisionadas (APS) desenvolvidas durante visita ao Aeroporto de Araraquara.
Introdução A extensão do Brasil e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviação comercial tivesse uma grande expansão no país. Dados da IATA (International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transporte Aéreo) indicam que o Brasil apresentou uma das maiores taxas de crescimento do transporte aéreo doméstico no passado recente. Em 2010, por exemplo, o setor apresentou um crescimento de 19,3 % (IATA, 2011). Além disso, ainda segundo a mesma fonte, o mercado doméstico de aviação do país dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. O processo é tão intenso que alguns aeroportos chegam a conviver com demandas que excedem suas capacidades de projeto. Ao mesmo tempo, aeronaves cada vez maiores e mais pesadas trouxeram problemas para a infraestrutura aeroportuária (RODOLPHO, 1997). Além de consequências operacionais, como o aumento de custos e riscos de problemas diversos e mesmo de acidentes, tudo isso compromete os níveis de serviço prestados aos usuários.
Uma investigação realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC, 2007) indicou ainda um descolamento entre a demanda e os investimentos em infraestrutura aeroportuária.
Segundo o relatório, a capacidade dos principais aeroportos brasileiros será em breve totalmente utilizada, dada a elevada taxa de crescimento médio anual de tráfego aéreo. O mesmo relatório indica que falta uma estrutura de planejamento para apoiar investimentos de longo prazo na infraestrutura de transporte aéreo. O relatório apresenta ainda projeções de crescimento expressivo para diversos aeroportos, com