Relatório de quimica tecnológica experimental calor de dissolução e reação
CALOR DE DISSOLUÇÃO E REAÇÃO
Instrutor:
Equipe:
Introdução
Calor de reação corresponde à variação de entalpia (calor absorvido) observada em uma reação, e sua classificação depende do tipo de reação decorrente:
Exemplos:
Reação de neutralização → calor de neutralização.
Reação de combustão → calor de combustão.
Calor de vaporização: corresponde à variação de entalpia na vaporização total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.
H2O (l) → H2O (v)
Δ H = + 10,5 Kcal / mol
(calor de vaporização da água líquida)
Calor de dissolução: é a variação de entalpia observada na dissolução de 1 mol da substância em solvente suficiente para se considerar a solução como diluída. Se for adicionado mais solvente não vai alterar o estado térmico do sistema.
Calor de fusão: corresponde à variação de entalpia na fusão total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.
H2O (s) → H2O (l)
Δ H = + 1,7 Kcal / mol
(calor de fusão da água sólida)
Calor de combustão: é o calor absorvido na combustão total de 1 mol da substância, em condições ambientes (25° C e 1 atm). A combustão libera calor, ela ocorre entre um combustível e um comburente, o combustível pode ser qualquer substância, o principal comburente é o oxigênio.
Calor de solidificação: corresponde à variação de entalpia na solidicação total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.
H2O (l) → H2O (s)
Δ H = - 1,7 Kcal / mol
(calor de solidificação da água líquida)
Calor de condensação: corresponde à variação de entalpia na condensação total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.
H2O (v) → H2O (l)
Δ H = - 10,5 Kcal / mol
(calor de condensação do vapor de água)
Calor de formação: é a variação de entalpia constatada na formação de 1 mol de moléculas de um determinado composto, cujos elementos estão em seu estado padrão, obedecendo às seguintes condições: um mol de uma substância simples, estando em condições ambientes (25° C e 1 atm) e no estado