Caixa de gordura modificada
Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação III. Orientadora: Profa. MSc. Maria Eugênia da Costa Machado
BELO HORIZONTE
JUNHO – 2012
Aos nossos professores e a nossa orientadora.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela força espiritual, pela serenidade para a realização desse trabalho.
Aos nossos pais, amigos e colegas de curso pela cumplicidade, ajuda e amizade.
Aos nossos professores pela orientação no trabalho.
“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.”
Mahatma Gandhi
RESUMO
De acordo com a Sabesp e especialistas no assunto, o óleo doméstico não deve ser jogado nos ralos e vasos sanitários, mesmo que as estações de tratamento estejam preparadas para recebê-los. E para isto, sugerem a instalação de caixas retentoras de gorduras nas residências e nos estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes e padarias.
A caixa de gordura é destinada a coletar e reter resíduos gordurosos dos esgotos provenientes das pias de cozinha, das descargas de máquina de lavar roupas, dentre outros. Visando soluções melhores para descarte desses tais resíduos, criamos uma caixa de gordura capaz de separar os resíduos, o óleo e a água através do uso de filtros. Com esta separação fica mais fácil limpar a caixa de gordura, pois basta retirar os filtros e trocá-los de tempos em tempos.
Os resíduos de óleo de cozinha e gordura são responsáveis por levantar riscos graves ao meio ambiente, além do entupimento de tubulações e das galerias de esgoto ( causando rompimentos nas redes de coletas ), mau cheiro e atração de insetos.
Palavras Chave: caixa de gordura, resíduos, água e óleo.
ABSTRACT
According to SABESP and subject matter experts, domestic oil must not be thrown in the