Módulo 8 síntese- a cultura da gare
Síntese
A economia
O grande influenciador do desenvolvimento económico do Século XIX foi o Comboio à vapor, que passavam pelas principais cidades e centros económicos e demográficos permitindo assim um grande desenvolvimento da agricultura, do comércio e da circulação de bens. O comboio favoreceu ainda o aparecimento de novas profissões e aumentou o desenvolvimento financeiro dos estados
O comboio fez também com que surgissem as Gares que eram os locais fixos de paragem das maquinas e que também atraiam pessoas devido ao facto destas serem edifícios modernos, e utilizarem técnicas e materiais (ferro e vidro) avançados para o tempo. Sendo assim nos locais aonde eram instaladas as Gares havia sempre um grande desenvolvimento económico, fazendo com que espaços como lojas, cafés, hospedarias, restaurantes etc surgissem a sua volta.
A política
O século XIX foi um século marcado por revoluções. Os estados absolutistas europeus puseram fim ao império napoleónico e formaram a Santa Aliança, organizaram também o congresso de Viena onde imporão fronteiras e ignoraram os povos dominados levando ao aparecimento dos movimentos nacionalistas.
O nacionalismo consistia na revalorização da história das nações e deu origem a independência de vários países, colonias americanas e também a unificação de países como a Alemanha e a Itália.
Ao mesmo tempo as revoluções nacionalistas combinadas com o desenvolvimento da industrialização, o liberalismo e o capitalismo levaram a miséria as classes assalariadas (baixa burguesia e operários) gerando um descontentamento da população que tomou consciência e criou uma organização sindical, cujo objectivo era a luta pelos direitos dos trabalhadores fazendo assim surgir novos ideais políticos como o socialismo e o Comunismo.
Numa fase mais avançada do séc.. XIX, depois do fim das unificações da Itália e da Alemanha e das guerras nacionalistas, a Europa vivia uma Utopia socialista, dominada pela