Gestão de Alimentos
ETEC Mandaqui
Gestão de Dietas
Modificadas e Especiais
Autores
Professora Ana Cristina Gonçalves de Azevedo
Professora Deise Cristina Caramico Favero
São Paulo
2012
Gestão de Dietas Modificadas e Especiais – ETEC “Mandaqui” – (versão 2012)
1
Ana Cristina e Deise Cristina
1. Conceitos gerais
- Prontuário de Paciente: Documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. Destina-se, ainda, ao subsídio dos processos de gestão, ao ensino e à pesquisa em saúde; à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; além de documentar demandas legais. Os usuários dos prontuários são, portanto, os profissionais diretamente envolvidos na prestação do cuidado e na gestão, pesquisadores, docentes, alunos do campo da saúde e o próprio paciente. É considerado um registro em saúde.
- Prescrição Dietética: Ato privativo do nutricionista (resolução do CFN nº 223/99) e que este, ao elaborá-la, utiliza métodos e técnicas terapêuticas específicas. A prescrição dietética é feita a partir da avaliação da dieta prescrita pelo médico e após o diagnóstico nutricional, e é definida como uma intervenção por meio de dieta que implica na melhoria da saúde do indivíduo.
- Manual de Dietas: Documento específico para cada Serviço de Nutrição Hospitalar, aonde deve constar as dietas padronizadas e servirá como guia para a conduta nutricional. O mesmo deverá apresentar as características, composição nutricional e indicações das dietas oferecidas, classificadas de acordo com o padrão adotado (dietas de rotina, especiais, infantis, fórmulas lácteas etc).
- Anamnese Alimentar: Entrevista que permite o