cadeias produtivas
SANTOS, Ana Karoliny Alves2
FERREIRA, Caroline Silva2
PINHEIRO, Cássia Cristina Chaves
SILVA, Leidiane Cristina Araújo da2
SILVA, Walasi Washington silva da2
RESUMO
Palavras-Chave: Etileno, frutos climatérios, amadurecimento.
INTRODUÇÃO
A banana é um fruto climatério altamente perecível, pois apresenta uma elevação na taxa respiratória e produção de etileno que desencadeia o amadurecimento. (Golding et al., 1998). Um dos processos metabólicos mais importantes no ciclo de vida dos frutos climatéricos é a produção de etileno. O etileno (C2H4) é um hormônio volátil produzido praticamente por todos os vegetais, que pode se difundir para dentro ou para fora dos tecidos vegetais, a partir de fontes endógenas e exógenas biológicas e não biológicas, as quais desempenham um papel fundamental no processo de amadurecimento e senescência dos frutos (VILAS BOAS, 2002).
Em muitos casos o aumento de liberação de etileno é coincidente com o aumento da respiração do fruto. Este ponto (pico) é denominado climatério. O gás etileno liberado por um fruto maduro acelera a produção de etileno em outros frutos próximos que estejam em estágio de pré-climatérico, devido à síntese de etileno ser auto catalítica (Saltveit, 1999).
O aumento natural na produção de etileno, que pode preceder o amadurecimento, catalisa o climatério respiratório, o qual, possivelmente, dá o suporte energético para as rápidas transformações na aparência, no aroma e na textura tornando os frutos prontos para serem consumidos (ZAMBOLIM, 2002).
MATERIAL E MÉTODOS
Este trabalho foi realizado no laboratório de fisiologia vegetal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Belém, situada na Avenida Perimetral no bairro da Terra-Firme. Os materiais utilizados na elaboração foram:
• 24 Bananas verdes;
• 04 Maçãs;
• Uma pedra de carbureto;
• Duas campanulas de vidro;
• Vaselina;
• Papel filme;
• Jornal.