Cadeia Produtiva
Departamento de Engenharia Rural
Boletim Técnico: MS: 01/05 em 21/04/2005
1
Cadeia Produtiva de Produtos
Agrícolas
Prof. Luís César da Silva e-mail: silvalc@cca.ufes.br
Cadeia Produtiva, ou o mesmo que supply chain, de forma simplificada pode ser definida como um conjunto de elementos
(“empresas” ou “sistemas”) que interagem em um processo produtivo para oferta de produtos ou serviços ao mercado consumidor.
Em virtude da globalização, evolução dos mercados consumidores, e implementações tecnológicas dos processos produtivos; o conceito de cadeia produtiva tem aprimorado. Especificamente, no caso de produtos de origem vegetal, cadeia produtiva pode ser visualizada como a ligação e inter-relação de vários elementos segundo uma lógica para ofertar ao mercado commodities agrícolas in natura ou processadas. Neste contexto, conforme a metodologia de proposta pela EMBRAPA, atuam neste sistema cinco segmentos constituídos dos seguintes atores (Figura 1) (SCHULTZ, 2001):
:
Ambiente Institucional: Leis, Normas, Resoluções, Padrões de Comercialização, ...
Agricultores
Fornecedores
de
Insumos
Processadores
Sistemas
Produtivos
Agroindústrias
Comerciantes
Comerciantes
Atacadistas
Varejista
Mercado
Consumidor
1, 2, 3 ... n
Ambiente Organizacional : Órgãos de Governo, Instuições de Crédito, Empresas de Pesquisa, Agências Credenciadoras, ...
Fluxo de mercadoria
Fluxo de capital
Figura 1 – Representação esquemática de uma cadeia produtiva de produto de origem vegetal, segundo metodologia da EMBRAPA
a) Fornecedores de Insumos: referem às empresas que têm por finalidade ofertar produtos tais como: sementes, calcário, adubos, herbicidas, fungicidas, máquinas, implementos agrícolas e tecnologias.
b) Agricultores: são os agentes cuja função é proceder ao uso da terra para produção de commodities tipo: madeira, cereais e oleaginosas. Estas produções são