Cadeias produtivas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sabrina da Silva Bock
CADEIAS PRODUTIVAS
Porto Alegre
2012
1 Cadeias Produtivas
1.1 Conceito
Cadeia Produtiva pode ser definida como um conjunto de elementos (empresas ou sistemas) que integram um processo produtivo para oferta de produtos ou serviços ao mercado consumidor. Têm a capacidade de influenciar e ser influenciadas pelo Sistema no qual estão inseridas.
A Cadeia Produtiva também pode ser definida como um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
Cadeia produtiva é definida como "a rede constituída por diversos atores que geram relações de força coletiva, que influenciam diretamente as estratégias mercadológicas e comerciais, assim como a tomada de decisão de cada um dos atores" (Jank et al.1999).
Segundo Jean-Paul RODRIGUE, uma cadeia produtiva é uma rede de atividades de produção, comércio e serviços funcionalmente integrada, cobrindo todos os estágios de uma cadeia de suprimento, desde a transformação de matérias-primas, passando pelos estágios intermediários de produção, até a entrega do produto acabado, ao mercado. A cadeia é concebida como uma série de nós, ligados por vários tipos de transações - como vendas e transferências intra-firma. Cada nó, dentro da cadeia produtiva de uma mercadoria, envolve a aquisição ou a organização de insumos visando a adição de valor ao produto em questão.
A seguir uma imagem que demonstra os conceitos acima explicados: Figura 1: Cadeia Produtiva
Fonte: