Cadeia produtiva
Turma: 102 C
Aluno: Rodrigo Luiz da Silva
Atividade Discursiva
Sabemos que uma cadeia produtiva engloba todos os estágios envolvidos da matéria prima ao atendimento do cliente. A cadeia produtiva não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas armazéns, transporte (modais) e os próprios clientes.
Como exercício, vamos elaborar a estrutura da cadeia produtiva do leite, descrevendo todas as etapas, antes da porteira até o consumidor final.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Gado Leiteiro
Fig. 1. Gado leiteiro pastando
O manejo reprodutivo
O manejo reprodutivo é fundamental para elevar os indices produtivos do rebanho. Por exemplo, o manejo reprodutivo da femea envolve várias partes: desmama, puberdade, parto, periodo de serviço, idade a primeira cria, intervalo de partos e manejo pré parto. Em resumo, o manejo adequado desses eventos proporciona um conjunto de decisões fundamentais a serem tomadas, sempre visando maior produtiviade e lucratividade.
Conforme o esquema da Fig. 1, a vida útil de uma fêmea é composta ou definida por vários momentos e períodos, como a seguir: Ilustração: José Marques Fig. 1. Legendas: d _ dias P1,2,n - partos
D _ desmama PSe - período seco
DE _ descarte PG - período de gestação
F _ fecundação PS - período de serviço
DP - intervalo de partos PP _ recuperação uterina (período puerperal)
M _ morte S _ serviço / monta ou IA m _ meses * Se for o caso
N _ nascimento
Manejo sanitário
O manejo sanitário é de suma importancia para que a produção não incorra em impurezas ou por incidencias de doencas infecto contagiosas. Ou seja, o local aonde se criam os animais tem de ter uma boa higiene pois animais saudáveis alem de garantir a produção de bezerros e de leite de qualidade, não representam gastos adicionais com medicamentos e serviços.
Segue alguns exemplos e recomendações de