Introdução
Passo 2
2- O artigo pensamento sistêmico.
Por que sistema?
A palavra “sistema” pode ser utilizada para se referir a conceitos das mais diversas áreas. Assim, por exemplo, na anatomia temos o sistema cardiovascular, na matemática o sistema binário etc.
O que estes conceitos tem em comum? De maneira geral, referir- se a alguma coisa como um “sistema” significa afirmar que esse algo é constituído por um conjunto de partes de elementos que são coordenados entre si, funcionam como estrutura organizada e se influenciam mutuamente. Desta forma, se pensarmos em anatomia por exemplo, os elementos do sistema cardiovascular seriam o coração e os mais diversos vasos sanguíneos. Desta forma, consideramos também uma organização como um sistema através do qual seus vários elementos se relacionam. Na organização em geral, estes elementos podem ser diferentes departamentos, processos, funções etc.
Por que surgiu o pensamento sistêmico?
Tudo começou no século passado com a mudança de paradigma do pensamento linear para o pensamento sistêmico. O pensamento linear simplifica na realidade, como se as perguntas possuíssem somente uma resposta. Apesar de anteceder o pensamento sistêmico, é um conceito necessário e fundamental para algumas áreas do conhecimento que necessita de uma abordagem de causa e efeito. Ocorre que esta abordagem não é suficiente nos casos que envolvem sentimentos e emoções. Ou seja não é capaz de tratar e entender a totalidade da vida humana. Assim surgiu o pensamento sistêmico ou holístico que admite que as perguntas não possuem apenas uma resposta. Aliás, geralmente possuem várias respostas e que muitas vezes são contraditórias. Hoje o conceito evoluiu de tal maneira que já temos computadores que estão sendo projetados para “ pensar ” de uma formar linear copiando os seres humanos na sua habilidade de pensar sistemicamente. Tomar uma decisão sem ter a visão do todo pode gerar decisões unilaterais, isolada e pouco efetivas. Daí procede