Ancilostomidei

438 palavras 2 páginas
SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM
CENTROS
Ecologia –

Objetivos do projeto:

Elevar a qualidade da atenção dispensada ao assunto "resíduos sólidos dos serviços de saúde"; Reduzir o volume de resíduos para incineração e coleta especial; Colaborar para reduzir a poluição ambiental, incinerando e encaminhando a menor quantidade possível de resíduos.

Introdução:

A gestão adequada dos resíduos sólidos constitui-se num dos grandes desafios a serem enfrentados dentro problemática do saneamento ambiental. Os resíduos sólidos têm sido considerados como um problema da sociedade moderna, sociedade de consumo, cujo modo de vida adotado privilegia a produção de bens de consumo de uso único, de conseqüência direta na quantidade e qualidade dos resíduos gerados. O maior problema é o chamado “lixo infectante - classe A”, que representa um grande risco de contaminação, além de poluir o meio ambiente. A maior parte dos estabelecimentos não faz a separação deste material, que acaba indo para os aterros junto com o lixo normal ou para a fossa. O Centro Cirúrgico (CC) apresenta alta concentração de procedimentos invasivos, assim como de clientes críticos, e os resíduos são resultantes principalmente das ações de saúde nas salas de cirurgia, constituídos de uma mescla de componentes de origem biológica (sangue, hemoderivados, peças anatômicas, etc), assim como de resíduos comuns (papel, plástico, matéria orgânica, vidros, etc) e objetos perfurantes e cortantes contaminados, razões mais do que suficientes para uma preocupação intensa com os riscos a que estão sujeitos os trabalhadores de saúde, objetivando a quebra da cadeia de transmissão das doenças.

Lixos Infectantes

✓ Resíduos do grupo A (apresentam risco devido à presença de agentes biológicos): ✓ Sangue hemoderivados ✓ Excreções, secreções e líquidos orgânicos ✓ Meios de cultura ✓ Tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas ✓ Filtros de gases

Relacionados