Cadeias de Suprimento
Aluna: Graziela Alves Rodrigues
Matricula: 201201619882
Curso: Administração
Trabalho de Matemática Financeira
Sabe-se da importância da moeda para as transações que de alguma forma envolvem qualquer valor de capital ou valor financeiro. Além das características geográficas, a moeda é a base do sistema econômico que diferencia os vários blocos que hoje compõem o Sistema Econômico Global.
A origem da moeda, sua crescente importância durante todo o processo histórico até os dias de hoje , a necessidade que originou a implantação das casas bancárias, os empréstimos mais rudimentares seguidos do surgimento dos juros são alguns fatores que se traduzem em objetos de estudo da matemática financeira, ciência na qual está inserida essa pesquisa.
A metodologia utilizada prevê a pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de consulta a livros e artigos científicos; a pesquisa exploratória (de campo) por intermédio da aplicação de um questionário em uma Instituição Bancária, cujo objetivo é pesquisar dez produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações e associá-los à apuração dos juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias (comercial, exatos, úteis); e, uma entrevista a junto ao Banco Itaú. Esta primeira parte da atividade estruturada está organizada em três tópicos abrangentes, quais sejam: a origem da moeda, origem das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos.
A segunda parte trata de pesquisa de campo em instituição financeira que leva à ciência da variedade de produtos oferecidos por esse tipo de empresa, à compreensão do valor do dinheiro, ao entendimento das várias formas de ganhos dos bancos e/ou empresas que oferecem esses produtos ,ao contato com as várias possibilidades de financiamentos e investimentos existentes e até ao domínio de cálculos e procedimentos para as compras mais simples que, inclusive, caracterizam a rotina