Cadeia de suprimentos
CADEIA DE SUPRIMENTOS
CONTAGEM
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4 2.1 A CADEIA DE SUPRIMENTOS 4 2.2 A IMPORTANCIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 6 2.3 OBJETIVOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 6
3. CONCLUSÃO 7
4. REFERENCIAS 8
INTRODUÇÃO
O conceito da Cadeia de Suprimento envolve tanto o planejamento, controle e produção (PCP), como à administração dos fluxos de materiais e informações agregadas, desde os fornecedores até o consumidor final, incluindo o retorno e o estoque dos materiais já utilizados, e os benefícios que trazem para uma empresa que deseja fornecer um bem ou serviço de qualidade minimizando seus custos.
A gestão da Cadeia de Suprimento é uma forma interligada de planejar, controlar e otimizar o fluxo de serviços, produtos, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final.
A Cadeia de Suprimento trabalha com o fluxo total, existindo assim várias etapas de transformação. Assim, a Cadeia de Suprimento, tem um foco maior em relações entre empresas e parceiros, podendo inclusive compreender fluxos financeiros e de coordenação geral, ou mesmo, o projeto dividido de produtos.
DESENVOLVIMENTO
* 2.1 A CADEIA DE SUPRIMENTOS
A cadeia de suprimento é a essência da logística, ela abrange as atividades relacionadas com o fluxo e transformações de mercadorias, desde a matéria-prima até o usuário final; é a estratégia das funções de negócios com o objetivo de melhorar o desempenho em longo prazo das empresas.
Seu objetivo é a redução de estoques, mas com a certeza de que não faltará produto quando este for solicitado. O uso desta cadeia faz com que o diferencial competitivo das empresas seja destacado entre as demais, pois sua aplicação permite a melhor tomada de decisões.
A política da cadeia de suprimento focaliza na satisfação dos consumidores, formula e programa estratégias baseadas nos clientes finais, gerencia a cadeia de maneira eficaz e eficiente.