Cadeia de suprimentos
Cadeia de Suprimentos A Empresa Grupo “LOGOS” Controlar os fluxos de informações e de produtos de maneira equilibrada para atenuar o efeito “chicoteamento” oscilações na demanda é o grande desafio de uma cadeia. O objetivo de uma cadeia de suprimentos é maximizar seu resultado como um todo, ou seja o valor global gerado (receita - custo). Todos os elos participam com custos enquanto o cliente é a única fonte de receita.
A Cadeia de Suprimentos Pode ser definida como todas as etapas do atendimento das demandas do cliente, incluindo diversos autores como fornecedores, distribuidores, fabricantes e cliente. É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado. Representa o fluxo constante de informações, produtos e capital entre diferentes estágios, iniciando-se no pedido do cliente e terminando quando este cliente fica totalmente satisfeito.
RCG (2001) afirma que a cadeia de suprimentos segue a seguinte ordem:
O primeiro passo é a obtenção do pedido de cliente, onde é verificada a
Necessidade, de aquisição de matéria prima.
Depois vem o processo de produção
Armazenamento e distribuição dos produtos
A velocidade dessas atividades é a chave para o sucesso da cadeia se suprimentos.
Com relação à informação, o que se observa no estudo de caso é que a gestão é definida e Conduzida, de acordo com as necessidades e interesses da empresa de transformação. O Compartilhamento, de informação com o “fornecedor 1” refere-se aos procedimentos de pedidos no que tange quantidade, preço, modelo, especificações e prazos. O compartilhamento, de informação com o “fornecedor 2” é feito através “cotações em aberto”, através, de seu site, o repasse da informação é feito através de orçamentos. Observa-se neste caso, que não existe em toda a cadeia produtiva uma filosofia de Compartilhamento, de informação.
Os elementos básicos e estruturação da cadeia de suprimentos são:
Produção:
Na