Diário de Campo - História da Psicologia
Primeira Aula – 07/02/14
A aula de hoje foi sobre o significado de História, que é o conhecimento do passado humano onde o conhecimento precisa ser válido e verdadeiro. Uma curisodade sobre a História é que qualquer coisa que seja encontrada, relatando qualquer aspecto acerca do nosso passado, entrará para a “documentação” que tece a História por todos conhecida. Além da documentação material, aprendemos que a maior base da História é a memória pois não adianta termos um material que represente algo histórico se não temos memória para lhe atribuir um significado. No final da aula, consegui perceber que a relação da História da Psicologia com a Psicologia, é que ao saber o passado acabamos por evitar os erros que já foram cometidos antes, aprendemos soluções que ainda podem ser usadas em problemas atuais e abre a nossa visão e a nossa mente como profissionais do ramo e também como indivíduos.
Segunda Aula – 10/02/14
Hoje falamos sobre a História da Psicologia, onde existem dois domínios diferentes. Um deles é a História dos Saberes Psicológicos que tem como objeto de estudo a História Cultural e a História Social, o outro é a História da Psicologia Científica que segue mais a Historiografia das Ciências. Também falamos sobre a história das ideias psicológicas, que eu entendi como sendo a “pré-psicologia”, o termo usado para as práticas em grupos ou individuais de processos relacionados ao psicológico mas que ainda não tinha esse nome. Esses indivíduos, de tempos distintos, que fizeram parte dessa “pré-psicologia”, contribuiram para o entendimento da História.
Terceira Aula – 14/02/14
O Judaísmo e o nascimento do “eu” foram os conceitos abordados na aula de hoje, no começo conversamos sobre a história do Judaísmo e seus aspectos Gerais, e aprofundando claro na história de Abrão. E foi durante a explicação da história de Abrão que eu, ouvi pela primeira vez, o nascimento do “eu”. Depois que nasce o “eu”, nasce também uma consciencia