Cadeia de Suprimentos
Corresponde ao conjunto de processos necessários para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a solicitação dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar ( Onde ?) e para a data (Quando ?) que os clientes e consumidores desejarem.
Cadeia de Suprimentos = Vantagem Competitiva ?
O que os consumidores procuram atualmente ?
Disponibilidade?
Qualidade?
Agilidade na entrega?
Preços baixos?
Variedade?
ECR – Efficient Consumer Response ou
Resposta Eficiente ao Consumidor.
Corresponde á execução conjunta e sincronizada das atividades desenvolvidas pela organização, cuja finalidade principal é responder eficientemente ás necessidades dos consumidores.
A Implantação total ou parcial do ECR afeta sobremaneira o comportamento da cadeia de abastecimento. É nela que se vai identificar as atividades físicas e os procedimentos que agregam importância aos processos, contribuindo para a redução de custos e para o aumento da velocidade da cadeia, desde a obtenção de material até a compra do produto pelo consumidor.
Características das Cadeias de Suprimentos
Localização das Organizações
Distribuição Física
Administração de Estoques
Modo de Transporte
Fluxo de Informação
Estimativas
Relacionamentos
Localização das Organizações
O posicionamento geográfico dos locais tem implicações importantes nos custos e nos fluxos logísticos. Estudos para construção de novos locais devem sempre considerar a localização dos clientes e fornecedores e as facilidades de transporte.
Distribuição Física
Produtos e materiais são movimentados ao longo da cadeia de suprimentos fluindo dos fornecedores, para as fabricas, e delas para os centro de distribuição e daí para os clientes, dependendo do modelo estabelecido pela empresa.
Administração de Estoques
A administração de estoques deve receber atenção especial, uma vez que podem ser armazenados em diferentes etapas do