Treinamento de H2S
Messages for Manufacturing Personnel
Sponsored by
CCPS
Supporters
Março de 2009
Fatalidade ocasionada pelo descarregamento do produto químico errado!
Um caminhão, carregado com solução de hidrosulfito de sódio, chegou numa fábrica aproximadamente às 3h30min da madrugada, para ser descarregado, conforme mostrado no diagrama à direita. O motoristra desse caminhão nunca havia estado naquela fábrica antes e solicitou auxílio ao supervisor de turno. Disseram ao supervisor de turno que chegaria um carregamento de um produto químico, supostamente sulfato ferroso, único produto químico que ele sempre recebera durante seu turno de trabaho.
Ele encaminhou o motorista para a estação de descarregamento de sulfato ferroso, conforme indicado no mesmo diagrama. O supervisor de turno não verificou que produto químico havia no caminhão, embora a documentação da carga identificasse corretamente o produto como sendo hidrosulfito de sódio. O supervisor assinou os papéis sem os ler e deixou a área de descarregamento. Nenhum outro empregado da fábrica permaneceu na área de descarregamento.
O motorista conectou o mangote entre o caminhão e o tanque de armazenamento de sulfato ferroso conforme mostrado nas fotos acima. Em seguida, ele iniciou a operação de descarregamento da solução de hidrosulfito de sódio no tanque de sulfato ferroso. Infelizmente, hidrosulfito de sódio e sulfato ferroso reagem formando gás sulfídrico, gás altamente tóxico. Imediatamente após o início da operação de descarregamento, um empregado da fábrica situado na parte térrea sentiu um odor irritante perdendo os sentidos. Ele conseguiu recobrar a consciência e saiu para obter ajuda de outros empregados, que acionaram a equipe de resposta a emergência. O motorista foi encontrado inconsciente dentro do prédio, falecendo no local. Verificou-se mais tarde que ele ficara exposto ao gás sulfídrico.
O que você pode fazer?
•