Saúde e estética
Pólo Avançado de Xerém
Programa de Pós-Graduação em Formação Científica para Professores de Biologia
Doenças Parasitárias
Projeto pedagógico na escola:
A saúde e a estética
Fernando Leite Gomes Junior
2013
A saúde e estética
Por: Fernando Leite Introdução
A sociedade moderna tem apresentado uma enorme preocupação com a aparência física e tem deixado de lado a saúde para buscar de diferentes formas, atingir este ideal corpóreo mostrado nas televisões e revistas. Só que para alcançar um “corpo perfeito” as pessoas, principalmente os adolescentes e as mulheres, tem buscado formas rápidas e pouco saudáveis, normalmente danosas ao organismo, para se enquadrar em um padrão fictício de beleza.
A preocupação estética é importante, mas necessita primeiro de conhecimentos sobre a saúde das pessoas para depois disso permitir o desenvolvimento corporal em virtude de uma vida saudável. Entre os temas a serem desenvolvidos será trabalhado as doenças parasitárias, informações sobre o saneamento básico, nutrição e fisiologia dos corpos, privilegiando sempre a saúde e o bem estar individual e coletivo.
Justificativa O desejo de modificar o corpo esbarra em diferentes problemas, desde a falta de conhecimento até a vontade de atingir sua meta a qualquer preço. As informações que chegam à população comum costuma ser erradas ou incompletas, já que não tem a preocupação médica sobre a saúde do usuário. Outros problemas são o uso de fórmulas milagrosas trazidas em dietas da moda, o uso de anabolizantes ou até mesmo o uso de cirurgias plásticas meramente estéticas, o que pode trazer diferentes problemas a saúde das pessoas ou, em casos mais graves, à morte. Assim, existe uma necessidade de criar um projeto escolar, que trabalhe em todas as séries, os diferentes conteúdos para conscientizar e ensinar práticas saudáveis para ter uma melhoria, principalmente, na saúde, sem esquecer também do