Saúde e Estética
ESEFFEGO – UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SAÚDE OU ESTÉTICA? A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO CORPO, PARA MULHERES PRATICANTES DO TREINAMENTO CONTRA RESISTIDO NAS ACADEMIAS DE GOIÂNIA-GO.
Bruno Rodrigues Maia de Barros 1
Resumo: O objetivo deste artigo foi verificar e analisar se a presença das mulheres adultas praticantes de treinamento contra resistido (musculação) nas academias de Goiânia-GO é por intuito, exclusivamente, pelos benefícios á saúde ou puramente estéticos ao corpo, mesmo que com esse último os resultados obtidos, costumam ser lentos, o que exige assim muita paciência e persistência, logo, a prática da musculação demanda muito mais que a mera e sedenta vaidade.
Palavras-Chave: Treinamento contra resistido; mulheres adulta; corpo; academias.
INTRODUÇÃO
A busca constante por um padrão de corpo ideal, quando associada às realizações individuais, prazer e á felicidade, está entre as principais causas de alterações da percepção da imagem corporal, em especial, para o sexo feminino. Esta concepção, quando inadequada, pode acarretar distúrbios psicossociais e uma baixa autoestima (MAIA et. al, 2011). A exibição de corpos bonito, esculturais que a mídia reflete, está diretamente relacionada com a insatisfação corporal, sendo por esta razão que nas últimas décadas tenha aumentado a busca pelas academias de musculação, logo, a procura pela anatomia, dizendo assim, ideal. O padrão físico idealizado é determinado culturalmente e a exposição do corpo perfeito pelas mulheres adultas têm sido fortemente influenciado pelos meios midiáticos, podendo este ser um dos motivos das mulheres estarem insatisfeitas com o próprio corpo. Sendo assim, o objetivo do presente artigo, é analisar a questão da presença das mulheres nas academias de musculação do município de Goiânia-GO, no sentido de compreender os motivos que levam tais mulheres a buscarem as essas academias, sendo eles, pelo