Cadeia de suprimento
A integração da cadeia de suprimento é buscada cada vez mais por diversas indústrias. E a indústria do petróleo não é diferente. O objetivo desta busca, na maioria das vezes, é procurar tornar mais eficientes os processos que compõem a cadeia de suprimento, com redução de custos e melhora da eficiência econômica.
O combustível especial de que trata o presente trabalho é um produto de grande valor estratégico para a empresa que o produz, não só pelo seu alto valor agregado mas, sobretudo, pela imagem que ele transmite ao cliente por se tratar de um produto diferenciado, de alta tecnologia e qualidade. Por esse motivo, é fundamental que se possa entender, analisar e controlar a sua cadeia de suprimento, a fim de garantir que o produto chegue nas condições adequadas ao cliente. E com o melhor desempenho econômico possível.
No caso específico deste produto, a análise da cadeia se torna mais fácil uma vez que ele é exclusivo da empresa. A produção e a distribuição para o cliente são realizadas por empresas do mesmo grupo. A proposta do trabalho é aproveitar esta oportunidade para estudar a utilização da simulação computacional estocástica como ferramenta para a análise da cadeia de suprimento e estudos de cenários.
1.2 Objetivos
O principal objetivo deste trabalho de dissertação é desenvolver uma metodologia para análise e apoio à decisão em estudos da cadeia de suprimento do combustível especial. A metodologia é baseada na utilização da simulação computacional estocástica e na definição de um conjunto de indicadores adequados para avaliar o desempenho da cadeia.
O problema consiste em avaliar a capacidade de atendimento, a eficiência logística e a eficiência econômica da cadeia de suprimento. E ainda, realizar estudos
2
de cenários e de sensibilidade de determinadas variáveis sobre os resultados da cadeia. Um modelo de simulação é executado e não resolvido; permite análises a todo instante, à medida que