Introducao a logistica
Arimatéia Monteiro da Silva Paulo Ribeiro
A Cadeia de Valor Logístico
Custeio ABC de Valor
O sistema ABC de Custeio é um sistema muito caro e por este motivo a maioria das empresas não opta por este sistema. Para que este sistema funcione corretamente são necessárias informações corretas e equalizadas. Pra melhorar os custeios existem softwares bem elaborados que ajudam a resolver esses problemas, além de um bom serviço de reestruturação.
O custeio tem como meta explicar a relação entre a causa e o efeito entre o custo de natureza diversa. O método ABCM (activity-based cost management) é utilizado como uma ferramenta.
Custeio ABC aplicado em um Centro de Distribuição
É citado um exemplo de Custeio ABC aplicado a um Centro de distribuição aonde possui quatro atividades básicas: recebimento de produtos, inspeção e controle, armazenagem e expedição. Os recursos necessários para realizar essas atividades são:
Mão-de-obra direta: São os empregados utilizados em tempo integrais sendo estes regulares e avulsos.
Pessoal de supervisão: São as pessoas destinadas a supervisionar certo número de funcionários por tipo de atividade.
Equipamentos (empilhadeiras, carrinhos, etc): Os equipamentos foram calculados pela parte contábil pela depreciação a hora gasta em cada atividade.
Instalações fixas (prédio): Foram analisados pela contabilidade como gastos fixos e calculados anualmente.
Os custos abc são de responsabilidade da contabilidade e são relacionados entre si em grupos para poder ter o custo real de cada grupo.
Em uma segunda etapa é preciso definir os direcionadores de recursos adequados. Neste caso é adotado um raciocínio lógico para direcionar os recursos:
A alocação das atividades aos produtos é para ter uma avaliação do lucro e para isso é preciso alocar de forma correta os custos nos diferentes objetos do processo.
(movimento ECR = Efficient Consumer Response) São eles: