Cachaça
PRODUÇÃO DE CACHAÇA
Aluna: Gabriele Rayanne da Silva Santana
Turma: 4º Química
Petrolina, Maio de 2012
INTRODUÇÃO
A cachaça é obtida através do mosto fermentado e destilado da cana-de-açúcar, no entanto também pode ser extraída a partir de frutas e vegetais que contenham alto teor de sacarose. A cachaça para ser considerada como tal, deve possuir um teor alcoólico de 38 a 54% (v/v) a 20°C, podendo ser adicionado no máximo 6g/L de açúcares.
No processo de produção da cachaça desenvolvido, utilizou-se a Tâmara como matéria-prima, sendo esta uma fruta saborosa, rica em açúcares, e muito utilizada na produção de licores e geléias, além de ser amplamente aplicada na fabricação de xaropes expectorantes.
OBJETIVO
Observar, analisar e quantificar o processo de produção da cachaça a partir da tâmara.
METODOLOGIA
Fluxograma: Produção de Cachaça
[pic]
1. Tâmara: A matéria-prima utilizada no processo de fabricação.
2. Pesou-se o recipiente obtendo o valor 252,8 g. Em seguida pesou-se o recipiente com as tâmaras e obteve-se o valor 1579,1 g, e concluiu-se que a quantidade de tâmaras a ser utilizada era 1326,8 g. Lavou-se.
3. Triturou-se as tâmaras com água em uma diluição ½.
4. Peneirou-se e utilizou-se o filtrado (mosto).
5. Foi feita a leitura do brix, apresentando o valor de 8%.
6. Realizou-se o ajuste do brix através dos cálculos da cruz de Cobenze, obtendo o valor de 18,1 %. Para chegar ao valor desejado adicionou-se sacarose na forma de açúcar cristal, para o volume final de 3 L.
Obs: Foi feito o preparo da levedura, misturando-se 10g de fermento químico em pó e 30 mL de água morna.
7. Adicionou-se a levedura ao mosto, e em seguida