cabine
A rede elétrica que chega nas empresas, geralmente, chega já transformada em baixa tensão. A responsabilidade por fazer esta "transformação", da energia de alta tensão dos fios para a energia que conhecemos (110v, 220v ou trifásico) é da concessionária de energia.
O custo desta transformação de energia é cobrado na conta, através de um fator "multiplicador", que está descrito na fatura mensal.
Para instalar um conjunto de equipamentos em uma empresa é necessário um tipo especial de subestação de energia, que é conhecida como cabine primária.
Este relatório visa apresentar a cabine primária da Empresa Indaço.Esta cabine distribui a energia elétrica à toda fábrica e ao setor administrativo.Os principais componentes desta cabine são:
-Disjuntor com lubrificação a óleo;
-Transformador;
-Disjuntor de proteção e distribuição;
-Banco de capacitores.
A energia chega na cabine primária, passa pelos componentes citados acima, e é distribuída para a empresa.
Qualquer problema que apareça no fornecimento de energia, o disjuntor principal desarma e automaticamente um gerador, movido a diesel, é acionado, alimentando quase instantaneamente toda a empresa.
Após o problema solucionado, uma luz , localizada fora da cabine primária, acende, indicando a necessidade do responsável pela cabine acionar o disjuntor principal manualmente. No momento que o disjuntor é acionado, a alimentação volta a ser da linha principal(energia fornecida pela concessionária), e o gerador entra em modo de resfriamento, a rotação abaixa e após uns 10 minutos desliga automaticamente, ficando pronto para ser acionado novamente a qualquer momento.
À frente do disjuntor principal, há um tablado de borracha, onde o responsável pelo rearme, tem que subir, antes de acionar qualquer componente, e também utilizar uma luva especial de borracha.