Cabine de pintura
A pintura é um procedimento muito importante para muitos produtos, mas é certamente um aspecto bastante mais importante no sector automóvel. Quando observamos um carro novo somos atraídos não só pelo seu design, mas também pela sua côr e brilho da sua pintura, logo o modo como esta é feita torna-se essencial para o aspecto final do automóvel, conferindo à cabine de pintura uma função decisiva neste processo.
Cabine de Pintura
O que é cabine de pintura?
A cabine de pintura, conhecida em algumas regiões como estufa ou câmara de pintura, é um equipamento geralmente fechado nas laterais e no teto com abertura frontal e sistema de filtragem do ar. Ela é destinada a impedir que os resíduos de tinta pulverizada no processo de pintura de móveis, veículos, peças entre outros sejam dispersos no ambiente. Modelos de cabines de pintura hermeticamente fechadas como as automotivas impedem também que ciscos ou poeiras assentem sobre a peça na fase de pintura ou de secagem além de acelerarem enormemente o processo.
Como é o funcionamento da cabine de pintura?
São muitos os modelos de cabine de pintura. Para exemplificar seu funcionamento utilizaremos o modelo empregado na pintura automotiva e industrial com tinta líquida.
O ar entra na cabine aspirado pelo ventilador e filtrado pelos filtros-bolsa. O ar é pressurizado pelo grupo gerador e chega ao pulmão na parte superior da cabine onde é filtrado novamente (filtro do teto) para retirar toda impureza que possa assentar sobre o veículo durante a pintura.
O ar então é empurrado em direção ao piso (sistema de pressão positiva) envolvendo todo o veículo e carregando a névoa gerada durante a aplicação de tinta pelo pintor. Sob as grades do piso, outro conjunto de filtros retém essas partículas impedindo que elas sejam dispersas no ambiente. Os dutos de tiragem conduzem esse ar já filtrado para fora do galpão.
Na maioria dos modelos a cabine possui um sistema de aquecimento do ar que diminui enormemente o tempo de