Auguste perret
Auguste Perret foi um arquiteto-engenheiro nascido em 1874, na Borgonha. Seu edifício de apartamentos situado na Rue Franklin, 25bis, em Paris, pode ser considerado o primeiro em que o concreto armado foi utilizado de modo a criar sua própria expressão na arquitetura. Os edifícios construídos anteriormente utilizaram o concreto como solução estrutural para servir de suporte às composições arquitetônicas convencionais.
Perret pode ser considerado herdeiro direto da tradição neoclássica na França. Estudou na academia de Beaux-Arts e suas experiências arquitetônicas baseiam-se exatamente nesta tradição Francesa. Em uma atitude contrária ao ecletismo, Auguste Perret associa-se a dois princípios fundamentais: O classicismo, entendido em termos de geometria e clareza, e a coerência estrutural que se pode ligar facilmente a escolha do concreto armado como alternativa construtiva.
O rigor da construção, simetria e a simplificação formal são características fiéis às regras de composição clássica. A arquitetura clássica se baseia em elementos lineares que se agrupam em ordens arquitetônicas e servem então, para relacionar diferentes partes do edifício.
O edifício de apartamentos de Perret aliou claramente essas características clássicas. A simetria, simplicidade estrutural, formal e funcional de cada elemento são mostrados de forma clara e de modo a constituir a aparência exterior da construção.
O edifício de Perret inova em termos plásticos, pois o utiliza sem disfarces. Os elementos estruturais de concreto são aceitos, e de configuração nítida, são incorporados à composição da fachada. Esta por sua vez, não serve de suporte para a ornamentação, mas já encontra em seu próprio desenho a sua expressão arquitetônica. Perret consegue perceber as