August Perret
Entre os primeiros que utilizaram o concreto armado na construção civil estão Auguste Perret, Tony Garnier e François Hennebique. Auguste Perret foi o primeiro há utilizar o concreto armado como meio de expressão. Perret, nasceu em Bruxelas – Bélgica, 1874, Estudou na Escola de Belas-Artes de Paris e suas experiências arquitetônicas baseiam-se exatamente nesta tradição Francesa. após conclusão do curso, herdou do pai, juntamente com o seu irmão, a empresa de construção civil Perret et Fréres , foi quando começou a explorar as possibilidades do concreto armado tornando- se um especialista.
Em uma atitude contrária ao ecletismo, Auguste Perret associa-se a dois princípios fundamentais: O classicismo, entendido em termos de geometria e clareza, e a coerência estrutural que se pode ligar facilmente a escolha do concreto armado como alternativa construtiva. Ele consegue perceber as características e qualidades plásticas do material e utiliza isto a seu favor, quando cria esta nova expressão na construção civil.
Perret pode ser considerado herdeiro direto da tradição neoclássica na França, O rigor da construção, simetria e a simplificação formal são características fiéis às regras de composição clássica. A arquitetura clássica se baseia em elementos lineares que se agrupam em ordens arquitetônicas e servem então, para relacionar diferentes partes do edifício.
Apartamentos Rue Franklin- 1903- Seu edifício de apartamentos situado na Rue Franklin em Paris,1903 . pode ser considerado o primeiro em que o concreto armado foi utilizado de modo a criar sua própria expressão na arquitetura. Os edifícios construídos anteriormente utilizaram o concreto como solução estrutural para servir de suporte às composições arquitetônicas convencionais. Em termos de composição, o Edifício da Rue Franklin possuía uma planta livre cuja estrutura em concreto armado era enfatizada nas fachadas que são divididas em