Livros
TpNº4 - Doseamento de um vinagre
Realizado por:
Daniel Massano,nº8,1ºTAL
Disciplina:Análises Químicas
Professor:Maria Fátima Santos
Ano lectivo:2011-2012
Data de realização :17-06-2012
Data de entregue:20-06-2012
Índice
Resumo 3 Objectivo 3 Introdução teórica 3 Material de laboratório 4 Amostra 4 Reagentes 4 Protocolo experimental 5 Cálculos e sua discussão 5 Calculo do grau de acidez do vinagre 5
Resumo
Nesta actividade experimental tivemos que recorrer á titulação, para determinar a acidez do vinagre.
Objectivo
O objectivo desta actividade foi o de determinar a acidez de um vinagre.
Introdução teórica
O termo vinagre, deriva do francês vinaigre, quer dizer vinho agre ou azedo. O vinagre é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos.
Emprega-se uma fermentação por leveduras para a produção do álcool. A concentração alcoólica é ajustada entre 10 a 13%, sendo, então, exposta às bactérias do ácido acético (é um processo aeróbio), que vai oxidar a solução alcoólica até que se produza o vinagre na concentração desejada.
A fermentação, onde deseja-se um aroma bom, é obtida pela ação de cultura pura de Saccharomyces cerevisiae, ou S. cerevisiae da variedade ellipsoideus. Para fermentação acética, emprega-se organismos mistos do gênero Acetobacter.
Com o aumento da produção de bebidas em embalagens plásticas, as bactérias acéticas não fermentativas tornaram-se mais importantes. Várias razões contribuiram para este fato entre elas a resistência de Gluconobacter a sanitizantes comumente empregados na indústria engarrafadora de bebidas, sua habilidade de crescer na presença de ácido ascórbico e benzóico, e os altos níveis que caracterizam as bebidas em recipientes plásticos.
A produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas: * uma fermentação alcoólica de um carboidrato; * uma oxidação do álcool até