Cabine de pintura
1.1. CABINE DE PINTURA
As cabines de pintura permitem criar condições para executar aplicações de tinta, no objetivo de proteger e colorir a superfície metálica. Os diferentes tipos de tinta evitam a contaminação do interior pelo meio externo e propiciam o controle do ambiente interno em relação à temperatura, umidade e partículas em suspensão, controlando as emissões de diversos (1) contaminantes ao meio ambiente.
1.2. O QUE É PINTURA?
O conceito de revestimento com bases sintéticas orgânicas na área automobilística tem por definição: “pintura é o ato de revestir um substrato, com objetivo de embelezar e proteger contra oxidação” (SENAI, 2004). Para a proteção de uma superfície metálica de um automóvel existe o processo de pintura de revestimento por imersão (cataforético) e aspersão por pistola manual.
1.2.1. Processo Cataforético
Na indústria automobilística, foco do produto do projeto, pelo seu fluxo e a busca pela padronização, essa proteção é feita em um processo continuo de pintura no qual a carroceria é revestida, no objetivo de proteger o veiculo por inteiro, passando por um processo chamado cataforese. As tintas especiais com água e solvente são aplicadas em uma única etapa.
O processo cataforese é considerado o melhor processo para revestimento de peças metálicas, assegurando uma proteção de qualidade e uma maior durabilidade.
[pic]
[pic]
Figura 01 – Ilustra o Processo de Pintura Cataforética da Montadora Chrysler.
Fonte: www.daimlerchrysler.com.br/default.htm
O processo de pintura à base da água além de melhorar a qualidade do produto final é altamente favorável ao meio ambiente. A indústria automobilística atingiu ótimos níveis de tecnologia aplicada à pintura.
1.2.2. Processo Manual
Para um retrabalho de uma