Cabines de segurança
As Cabines de Segurança Biológica (CBS) tem por objetivo proteger o operador, o meio ambiente e as amostras manipuladas. Há vários níveis de CBS que dependem do grau de segurança necessário e nível de periculosidade dos agentes biológicos envolvidos nas atividades. A seguir conheceremos quais são os tipos existentes de Cabines de Segurança Biológica.
CBS Classe I
O ar é sugado para a cabine através da abertura frontal, circula pelo seu interior e depois é eliminado por um condutor que fica na parte de trás da cabine, passando antes por um filtro especial – filtro HEPA. Quando manipulamos meios líquidos e amostras podemos gerar aerossóis que consiste no desprendimento de partículas microscópicas contendo os agentes infecciosos – vírus, bactérias, etc.
O sistema das cabines de segurança faz o ar no interior da cabine circular, evitando dessa forma que estes aerossóis e que os agentes infectantes permaneçam na cabine.
CBS Classe II
As câmaras da Classe II diferem das anteriores por proteger também o interior da cabine de contaminações externas. O ar que entra na cabine passa antes por um filtro do tipo HEPA e assim tanto operador quanto amostras são protegidas de contaminações. Neste sistema 70% do ar é recirculado dentro da cabine e 30% é expelido, depois de passar por outro filtro HEPA. As CBS Classe II são adequadas para a manipulação de agentes dos grupos de rico 2 e 3.
Existem quatro tipos de CBS da Classe II : A1, A2, B1 e B2. A diferença entre eles está na quantidade de ar recirculado e a velocidade de captação externa do ar. Sendo que as CBS Classe II dos tipos B possuem no máximo 30% de recirculação do ar.
CBS Classe III
Esse tipo de cabine oferece a maior proteção para o operador e é o tipo indicado para uso com agentes biológicos do grupo de risco 4. O ar expelido da cabine passa por um sistema de filtração com 2 filtros HEPA e atua com pressão negativa, ou seja, nenhum ar sai da cabine a não ser pelo