o que é varicocele
Autor: Dr. Conrado Alvarenga - Data da Publicação: January 21, 2013
Toda vez que um casal não consegue engravidar, a mulher, na maioria das vezes, procura seu ginecologista. No entanto, como já dissemos antes, o homem também pode apresentar problemas em até metade dos casais. Dentre os problemas mais frequentes, a varicocele, sem dúvida, é o mais importante. A varicocele é a dilatação das veias do testículo. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes de outros locais do corpo: há uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos que leva a um represamento sanguíneo e a uma dilatação venosa. Como já mencionamos, a varicocele é a principal causa de infertilidade nos homens.
Preciso pensar em varicocele?
Estima-se que no mundo inteiro, ela ocorra em cerca de 20% dos homens. Em casais com problemas para engravidar, esta proporção pode aumentar para 35%. Muitas vezes, o diagnóstico precoce é importante, pois seu aparecimento se dá entre os 14 e 15 anos de idade. Outros sintomas que a varicocele também pode causar são dor e diminuição do tamanho testicular.
A varicocele é encontrada predominantemente no lado esquerdo, algumas vezes nos dois lados e, raramente, apenas no lado direito. Atualmente, com o uso de métodos como o ultrassom, fazemos mais diagnósticos de varicocele bilateral.
Mas porque a varicocele pode levar a infertilidade?
A explicação é interessante. Os testículos estão situados fora do corpo (no escroto) por um motivo: a temperatura adequada para produção dos espermatozóides deve ser de aproximadamente 1,5 a 2,0ºC mais baixa que a temperatura do nosso corpo. Quando há varicocele, o sangue fica represado ao redor dos testículos, aumentando a temperatura testicular e prejudicando o processo de formação de espermatozóides. Além disso, este sangue represado leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio. A consequência é uma diminuição da