Cabines de Contencao
2 PERIODO DE BIOMEDICINA
Brenda Stefany de Morais
Cabines de Seguranca BiologicaDivinopolis – MG
2014
Cabines de segurança BiologicaAs cabines são como caixas de isolamento microbiológicos, retendo partículas de dimensões microscopias, protegendo assim o operador do ambiente e do experimento através do fluxo laminar de ar.
Se dividem em 3 classes:
Classe I
E um dispositivo parcial de contenção projetado para operações de pesquisas de baixos e moderados agentes de risco etiológico. São apropriadas para trabalhos de níveis 1, 2 e 3.
Ela não protege os produtos usados em seu interior.
O fluxo de ar vem do laboratório e passa pela abertura frontral prevenindo que contaminantes gerados La dentro sejam dissipados para o laboratório, porem o fluxo de ar não e recirculado, não protegendo os produtos.
O ar não é previamente tratado com filtros HEPA, portanto essa cabine não e recomendada para o uso de agentes altamente infecciosos.
Classe II
Permite proteger o pessoal, o produto e o meio ambiente.
Para essa proteção o ar passa duas vezes pelo filtro HEPA, assim ele é filtrado e redirecionado com nenhum dano nocivo.
São adequadas para níveis 1, 2 e 3.
As cabines da classe II são divididas em 4 tipos: Tipo A, Tipo B1, Tipo B2 e Tipo B3.
As diferenças entre A e B são:
Tipo A - podem ter condutos com concentração de contaminantes sob pressão positiva em relação ao laboratório. A velocidade de face média mínima para as cabines tipo A é 0,40 m/s. A abertura frontal da cabine é fixa. Podem retornar o ar de exaustão para o ambiente ou para o exterior através de dispositivo tipo coifa instalado na saída do filtro HEPA de exaustão.
Tipo B - todos os condutos com concentração de contaminantes devem estar com pressão negativa em relação ao laboratório ou, se estiverem com pressão positiva em relação ao laboratório devem ser envolvidos com dutos de pressão negativa. A velocidade de face média mínima para as cabines tipo B é